domingo, 13 de março de 2011

Como calcular quantos Btus/h vou precisar?

Esse cálculo de Btu/h que antes parecia ser tão simples, agora vejo que precisamos ter um pouco de cuidado. Os profissionais já dizem de cara o que a gente vai precisar, mas é sempre bom termos uma noção das coisas. Eu acho muito ruim comprar uma coisa sem ter certeza do que estou fazendo, então disponibilizo duas formas para você tentar achar a capacidade “aproximada” do seu ar condicionado.
  •  Utilize o fator multiplicador da tabela 1 e calcule você mesmo seguindo os passos 1 a 4 da tabela 2 (método simplificado).
Tabela 1

Tabela 2


  • Você também pode utilizar o link a seguir para fazer um cálculo mais preciso e de uma forma bem legal! 

      Cálculo de Btu/h

Sucesso e divirta-se! 

Por quê preciso calcular corretamente a capacidade do ar condicionado SPLIT que vou comprar?


A capacidade correta determina duas coisas básicas no uso do ar condicionado:
  • A primeira é o consumo de energia elétrica, pois se a capacidade for menor do que o necessário você vai gastar muito mais energia e ainda não vai ficar insatisfeito. Além disso, o compressor vai ficar ligado direto e isso influencia na vida útil do mesmo!
  • A segunda é que um equipamento menos potente pode não gelar seu espaço, e você vai sentir calor mesmo tendo comprado um SPLIT!

Como dizem que o mundo está aquecendo......


Só tem SPLIT para 220V?


Não, mas é muito difícil encontrar um modelo de 110V. A razão disso é que fabricar somente uma voltagem é mais barato, e a voltagem 220v consome menos energia nesses equipamentos. Para resolver essa situação é necessário instalar um transformador ou mudar o padrão de voltagem da tomada na qual ficará ligado o ar-condicionado. Lembro que isso é trabalho para um eletricista!

Quem devo chamar para instalar meu SPLIT?


Apesar de acreditar que existem bons profissionais que ainda não são credenciados pelas indústrias, essa pergunta tem uma resposta clara: chame a autorizada da marca que você comprou. Não sem antes negociar bem o preço da instalação!

Sabe por quê? Você prefere ter 2, 3, 4 ou 5 anos de garantia nos equipamentos, depende de cada marca, ao invés de 90 (noventa) dias! Não é mesmo! Todas as indústrias só dão garantia estendida se o ar condicionado for instalado por um instalador credenciado. Então se lembre de observar se tem a autorizada da marca que você vai escolher na sua cidade ou perto, antes de comprar!

Se você comprar uma marca que não tiver autorizada por perto, vou dizer o que eu faria:
  1. procurava uma autorizada de outra marca conhecida;
  2. pediria para que eles instalassem seguindo a risca o manual do fabricante da minha máquina;
  3. documentava todo o serviço através de fotos, e
  4. pediria uma declaração oficial deles dizendo que são autorizados da marca _____ e que seguiram as recomendações do manual do equipamento ______ da marca _______. 

O que pode acontecer durante a instalação?


Bem, não deveria acontecer nada de mais, porém você pode ter a parede rasgada ou um pedaço de cerâmica/pastilha no chão depois de uma instalação! Entretanto, lembro que tudo pode ser consertado depois!

Na verdade, os instaladores profissionais geralmente vão com equipamento para fazer o mínimo possível de estrago na casa dos clientes. Assim, ficamos satisfeitos e eles podem ser bem avaliados. Só tem uma coisa que não tem jeito: sujeira! O pó que sai com os furos é grande e o correto é o instalador limpar e deixar o local da mesma forma que encontrou. 

Quanto tempo leva a instalação de um condicionador de ar SPLIT?


Vai depender muito do local da instalação! Se for num prédio, no qual o instalador tenha que colocar andaimes ou uma grande escada, vai demorar mais! Se for numa casa ou escritório térreo, onde seja muito fácil a colocação das máquinas, o tempo reduz! Vamos dizer que para a instalação mais simples leve em torno de 2 a 2,5 horas. Mas isso é uma base e tudo depende do que o instalador vai encontrar pela frente!

O que quer dizer escolher o ciclo do ar condicionado?


Quer dizer que você precisa escolher se quer uma máquina que só refrigere, ou se quer uma que aqueça e refrigere. Essa escolha tem mais a ver com o local que você mora! É quase óbvio que ninguém do Nordeste vai comprar um SPLIT com ciclo Quente/Frio, mas para o pessoal do Sul isso é bem importante. São dois equipamentos num só!

Resumindo, o que as indústrias chamam de ciclo quente/frio ou reverso, nada mais é que uma máquina que foi preparada para refrigerar e aquecer. Apesar de não ser comum no antigo ar de janela, esse sistema foi aprovado em todo o mundo e vende muito bem!

Que tipo de ar condicionado SPLIT devo comprar?


Você tem que escolher um modelo que se adeque a seu espaço e projeto. Também deve ter cuidado com o tamanho, para não escolher um que não caiba no local que você reservou para ele! Veja alguns modelos:
  • Mini Split: mais compacto e disponibilizado por alguns fabricantes, é aplicado no alto da parede em locais pequenos;


  • High Wall ou Hi Wallé o mais comum e mais vendido dos SPLITs, similar ao mini, porém menos compacto, aplica-se no alto de paredes;
  • Piso Teto: esse modelo pode ser aplicado no piso ou no teto, e é mais encontrado em espaços comerciais e/ou ambientes maiores;











  • Cassete: que é instalado exclusivamente no teto e fica alinhado com o forro de gesso, dando uma ótima estética ao ambiente. 













Vertical: essa versão deve ser instalada, como você vê na figura, em pé contra a parede.















  • Multi Split: onde você pode ter duas ou mais evaporadoras (unidades internas) com uma única condensadora (unidade externa);


















  • Split Janela: tipo de equipamento onde a unidade externa é menor justamente para ser instalada na caixa do antigo ar de janela. Tenha cuidado com o isolamento acústico, senão o barulho que era para ficar do lado de fora fica dentro!






Como escolher um Ar Condicionado SPLIT?


Escolha é questão de ponto de vista, cada um tem a sua, mas vou confessar como já escolhi equipamentos SPLIT em 3 momentos diferentes. No primeiro, pensei exclusivamente na beleza, no segundo, no preço, e na última ocasião, finalmente no consumo de energia. Hoje eu digo que não levaria em conta um único ponto, mas a seguinte sequência:
  1. Consumo de energia: pois como o ar condicionado dura bastante, no longo prazo compensa pagar um pouco a mais pelos que consomem menos;
  2. Rede autorizada: para não ter problema com a garantia estendida.
  3. Beleza: já que acredito que devemos comprar também com os olhos;
  4. Preço, lembrando que o preço final de um ar condicionado SPLIT é: preço do equipamento + preço da instalação!

Depois dessa triagem, você vai partir para escolher o tipo, o ciclo e a capacidade, que abordaremos nas próximas dicas.

Por que escolher o SPLIT ao invés do tradicional ar de janela?


Eu prefiro sempre um SPLIT, mas entre ficar sem ar e comprar um de janela, eu fico com a segunda opção. Minha opinião é que o ar condicionado SPLIT traz consigo uma tecnologia que é bem melhor para o consumidor. Veja algumas razões que já escutei por aí:
  • Mais silencioso;
  • Mais bonito e discreto;
  • Mais avançado;
  • Mais econômico (na maioria dos casos);
  • Visor digital, que pode ser desligado;
  • Gela mais rápido, com a função “Turbo”;
  • Multi função, podendo ventilar, desumidificar, resfriar e aquecer;
  • Regulagem digital de temperatura;
  • Função “Swing”, ajuste automático da direção do ar;
  • Função “Sleep”, que regula a temperatura durante seu sono;
  • Tem reinicio automático (já liga do jeito que a gente quer);
  • Prático, pois sempre vem com controle remoto;
  • Função “Timer”, que desliga sozinho na hora que você programar;
  • Equipamentos Quente/Frio, que servem para o inverno e verão;
  • Etc.

Além do SPLIT, quais os outros tipos de ar condicionados?


Os principais são:
  • Janela: o antigo e tradicional que todos conhecem;





  • Portátil: que pode ser utilizado em vários ambientes, desde que tenham pelo menos uma janela para encaixar a saída de ar; 








  • Cortina de Ar: tipo que não tem função de refrigeração e é instalada em portas para evitar a saída do ar frio e entrada do ar quente;

  • Dutado: que é recomendado para ambientes bem maiores, e o ar vai para as salas através de dutos sob o teto ou embaixo do piso.

Na escolha do local, tenho que pensar na ligação de energia?


Isso é outra coisa que você também precisa ficar atento! Os especialistas dizem que todo ar condicionado deve ser ligado a uma tomada de energia individual que venha direto do seu quadro geral. E isso sem falar na bitola, espessura, do fio que leva energia até a tomada, que tem que agüentar a potência necessária do ar-condicionado.


Então, se não quiser muita parede quebrada na sua casa, também se lembre disso na hora de escolher o local! E cuidado para não fazer gambiarras! O profissional competente deverá verificar tudo isso para que a tomada seja capaz de suportar a carga do ar condicionado e você não tenha problema. 

Onde devo instalar meu ar condicionado SPLIT? (2)


  • A unidade interna não pode ficar muito longe na unidade externa. Muitas máquinas perdem desempenho quando ficam acima da distância limite indicada pelo fabricante. Então é bom ficar atento ao local onde vai instalar, pois isso pode influenciar na escolha do equipamento que você vai comprar. Veja por exemplo as regras da Consul:


  • Preferivelmente tente colocar a máquina num local que leve pouco sol, ou somente o sol da manhã, que é mais fraco. Isso vai fazer com que a máquina tenha um melhor rendimento de refrigeração.


  • A distância das unidades para paredes ou obstáculos também é outro ponto que os fabricantes alertam. Caso não seja seguida as recomendações existe risco do equipamento não funcionar apropriadamente e você vai ficar insatisfeito com o desempenho de ser ar. A distância varia por fabricante, veja o exemplo das recomendações da Komeko para as unidades interna e externa respectivamente:






Onde devo instalar meu ar condicionado SPLIT? (1)


Na hora de escolher o local para instalar o SPLIT, você precisa lembrar-se de algumas coisas:

  • São duas unidades, onde uma precisa ficar dentro do cômodo, a outra do lado de fora, e as duas ligadas por uma tubulação de cobre. Como o cobre é muito caro, o ideal é que fiquem como esse desenho do manual do fabricante Midea, só com a parede separando as unidades.



  • Todo ar condicionado faz água, e ela precisa ser escoada para algum lugar. Então colocar o SPLIT numa parede que dê para a área externa é sempre melhor, mais prático e mais econômico! Veja esse desenho, também do manual da Midea, onde a parede em que foi aplicada a unidade Interna dá para o lado de fora da casa. 

E como se instala um ar condicionado SPLIT?


Lembro que não somos profissionais e acho que devemos deixar para eles, mas para você matar sua curiosidade, procurei algum vídeo legal em português e não achei! 
Porém, enquanto não preparamos a Video Dica da instalação vamos postar aqui 2 links de vídeos muito bons feitos pela LG Eletronics. 
Pena que estão em inglês, mas dá para você ter um ótima noção do que é um bom serviço de instalação.

Instalar um ar condicionado SPLIT é um bicho de 7 cabeças?


Não, mas como tudo na vida, tem suas particularidades! Muita gente pode instalar um SPLIT, e quem é mais curioso pode aprender rápido, entretanto o conhecimento técnico não deve ser dispensado. A experiência de um profissional poderá ajudar para que sua máquina dure mais, quebre menos e funcione 100%.

"Lembre-se que fazer um bolo é fácil, mas nem todo mundo que ler a receita consegue fazer aquele bolinho que nossa avó fazia!"